domingo, 11 de novembro de 2012

Pastel do Fábio





PASTEL DO FÁBIO - Testado pela Thereza e pela Isabel!


1 xic de fibra de soja - zero carbo
3 cs de óleo
1 cs de cachaça
1/2 cs rasa de sal
1 cs de vinagre
1 ovo
1 c de chá de fermento em pó
Água morna para dar o ponto

Modo de fazer:

1 - Comece misturando todos os ingredientes, menos a água, que deverá ser acrescentada aos poucos até a massa soltar da mão. Quando isso acontecer, você deverá passar para uma pedra de mármore e sovar a massa por uns 15 minutos.

2 - Comece a abrir a massa, com a máquina de macarrão ou com o rolo.Ela deve ser bem esticada para ficar elástica e bem fininha.

3 - Coloque as tiras na pedra enfarinhada. Coloque o recheio, dobre a massa, corte o pastel com o auxílio de uma forma própria, xícara, copo, ou até uma faca e aperte bem as bordas com o auxílio de uma faca.

4 - Frite em óleo bem quente. Atenção para não queimar, ele fica pronto rapidamente. Não tentei ainda no forno, mas assim que fizer, trago novidades.

5 - Deixe escorrer sobre uma grelha ou papel toalha. Uma dica: se não tiver papel toalha, pode usar aquele papel do saco de pão que também dá ótimos resultados. 

 Sirva bem quentinho

Recheios:

- Carne: carne moída refogada, bem temperadinha, com pedacinhos de azeitona preta e ovo cozido

- Calabresa: calabresa moída, refogada com cebola picada

- Pizza: mussarela ralada, temperada com orégano e pedacinhos de tomate, etc... 

 - Acrescentaria também de chocolate com nozes... E muita criatividade.

Obs: Rende cerca de 20 pasteis.

Fonte: Eu já tinha essa receita, mas explicadinha assim veio do blog da Isabel, alias, excelente! Dieta para sempre.

* Imagem da NET



Como essa receita gerou dúvidas, até discussão em um grupo do FB porque algumas meninas não conseguiram fazer (a Isabel conseguiu, mas enfim) torno a colocar a última versão que a Thereza me passou e reitero, se ela fez e deu certo não há quem me convença do contrário. Sinto muito, mas ela realmente sabe muito de Atkins, tem muitos anos de dieta e testou várias vezes até acertar. A palavra dela é lei.

Abaixo o recado que deixou lá no meu FB:

Andrea, 
Acabo de fazer umas modificações na receita de pastel. Não saiu realmente um pastel de feira, com aquela cor amarelinha e bem crocante. Saiu um pastel seco, marrom, porém muito gostoso.
Nessa versão eu coloquei manteiga e com isso consegui que a massa ficasse mais suave e macia. Nao emborrachou depois de frio. Entretanto a queixa maior do meu marido eu não creio que vá conseguir resolver, ele sempre reclama que fica com a sensação que a massa nao frita por dentro. E é verdade! Por fora fica crocante e sequinho, mas por dentro parece que o pastel foi cozido. Não creio que com esses ingredientes eu consiga resolver isso. Mas pretendo na próximo colocar queijo parmesão na massa e fazer um último teste. Quem sabe dá certo.

Recorde que pastel não deveria ser o prato principal, mas sim mais um acompanhamento.

Receita de Pastel de Proteína (Indução - thereza 2012)
Rende 11 unidades e uma unidade menor


Ingredientes:


- 50g de biomassa de banana verde

- 55g de água

- 45g de manteiga temperatura ambiente sem sal

- 05g de vinagre

- 05g de cachaça

- 01 ovo

- 40g de PIS

- 40g de glúten

- 35g de fibra (fibra de trigo e linchaça moídas juntas)

- 07g de fermento em pó

- 04g de sal


Modo de fazer:
1) Junte todos os ingredientes secos e misture bem. Reserve.

2) Leve a biomassa com a água para esquentar, cuidado para nao queimar ou grudar, para isso vigie e mexa sempre.

3) Coloque a manteiga, vinagre, cachaça e o ovo em uma travessa funda para poder misturar bem e acrescente a biomassa quente

4) Logo em seguida ponha os ingredientes secos e mexa com a mão. A massa a princípio vai grudar, mas siga trabalhando com ela até ficar com uma consistência firme e macia. Depois de um tempo ela não vai mais grudar nas mãos.

5) Separe em por ções de 30g e faca bolinhas e coloque num refratário com tampa para a massa nao secar.

6) Abra a massa utilizando o método mexicano, isso é com dois plásticos e algo para prensar a massa para ela abrir.

7) Ponha o recheio frio. E delicadamente feche a massa e com um garfo pressione as beiradas para dar o aspecto que usou o cortador de massa. Em caso da massa abrir, furar ou rachar, no lugar bata com o dedo para ir juntando a massa novamente para assim fechar o local.

8) Vc pode fritar uma parte e a outra guardar na geladeira para uma outra hora.

8 comentários:

FaH! disse...

Ai que lindeza! Pensei que nunca mais fosse comer pastel na vida! Pode na PPC? Beijo!

Lisa Maria disse...

Nossa quero muito testar essa receita. valeu por postar.

May disse...

Dá para assar essa massa?

May disse...

Dá para assar essa massa ou só fritar?

Sininho e suas gostosuras disse...

Fora a Thereza e Isabel alguem mais conseguiu fazer essa receita? tentei mais não dá ponto de massa, ela racha.....SOCORRO!!!!!.....as receitas precisavam vir com video pra saber mos qual o ponto.....

Unknown disse...

Tentei fazer a receita de pastel (a primeira a base de fibra de soja) porém não consegui de modo nenhum chegar no ponto da massa, quando não estava muito molhada estava esfarelando, nunca chegou a ser uma massa "sovável". Ja fiz pastel muitas vezes mas sempre a versão gordeliciosa com farinha de trigo, comecei a trabalhar com PIS e fibra de trigo agora assim q não sei bem como respondem rss... a massa deve ficar assim "farelenta"? Alguma dica?
desde já grato Felippe

Unknown disse...

Tentei fazer o pastel 3 vzz e é impossivel fazer pastel com essa massa, ela fica estremamente quebradiça, Horrivel de espixar e ao tentar fechar o pastel a massa se quebra toda

Unknown disse...

serio ficou uma droga a massa ficou podre e não dava liga de jeito nenhum...olha que fiz igual como esta na receita acima...

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Atkiniana, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena