domingo, 5 de agosto de 2012

Contagem de carboidrato e Regras da Indução




Carboidratos:

Como já foi visto antes, tudo nesta dieta gira em torno dos carboidratos que alias,m estão longe de ser vilões, eles apenas são consumidos muito além das nossas necessidades. Por isso é tão importante ter uma boa tabela de carboidrato e mais, sempre, sempre ler as informações nutricionais de cada produto comprado no mercado. Não basta dizer 0% carboidrato e ter açúcar, quando se lê apenas 1% de carbo, é melhor pensar bem porque na Indução só podemos 20 gramas de carbos por dia.



Segue abaixo as Regras da Indução do Grupo do Yahoo:

Traduzido de uma página do curso “Interactive Atkins: Induction” da Atkins University - Tradução livre por Hamilton Tafarella e algumas notas acrescentadas posteriormente por Flávio Terra - identificadas por NOTA FLÁVIO TERRA) tentar fazê-la de uma maneira incorreta, você pode não perder peso algum e sair dizendo “Mais uma dieta milagrosa que não funciona...” Verifique também a seção Cuidados Adicionais, abaixo.
Memorize as regras a seguir como se a sua vida dependesse disso. Em última análise, depende mesmo, esta fase da Abordagem Nutricional Atkins deve ser seguida à risca para atingir os objetivos. Se você pois obesidade mata.
REGRA 1 – Faça três refeições completas OU quatro a cinco refeições menores por dia. Não pule refeições nem fique mais de seis horas acordado e sem comer.
NFT – O ideal é fazer 3 refeições principais (desjejum, almoço e jantar e 3 refeições secundárias lanche da manhã, lanche da tarde e lanche da noite) e NUNCA FICAR MAIS DO QUE 4 HORAS ACORDADO SEM COMER.
REGRA 2 – Seja liberal com comidas que combinam proteína e gordura, tais como aves, peixes, ovos e carne vermelha e também com gorduras puras e naturais: manteiga, maionese, azeite de oliva e óleos vegetais (em especial os que sejam prensados a frio).
NOTA DO HAMILTON: a maionese deles é tão adulterada quanto a nossa (amido, etc.), mas é recomendada mesmo assim.
REGRA 3 – Os carboidratos devem ser restritos a 20g por dia, e a maior parte deles DEVE vir de folhas verdes e outros vegetais. Isso representa aproximadamente 3 xícaras de saladas (sem apertá-las na xícara), ou duas xícaras de salada e uma xícara dos vegetais permitidos (veja no livro - Alimentos Permitidos).
NFT: A xícara americana tem um volume de 250 ml.
REGRA 4 – NÃO COMA frutas, pães, massas, grãos, vegetais não listados nem leite e seus derivados que não sejam queijos (NFT – limitado a 120 g diárias), creme de leite (NFT – limitado a 4 colheres de sopas diárias) ou manteiga. NÃO COMA nozes nem sementes nas duas primeiras semanas. Alimentos que combinam proteína e carboidratos, tais como grãos de soja, não são permitidos nesta fase.
REGRA 5 – Se o alimento não está na lista de Alimentos Permitidos do seu livro, isso significa que não pode ser consumido na indução. Nada fora da lista pode ser consumido. Se você pensar que “só este pouquinho não vai fazer mal.”, você estará dando o “beijo da morte” em sua dieta.
NFT: Apesar de não constar da lista de alimentos permitidos a FARELO DE TRIGO, a BATATA YACON e PIS (PROTEÍNA ISOLADA DE SOJA) podem ser consumidos na indução sem problemas
REGRA 6 – Ajuste a quantidade de suas refeições conforme seu apetite, em especial quando ele diminui. Quando estiver com fome, coma a quantidade que o deixe satisfeito, mas não cheio! Quando não estiver com fome, faça apenas uma refeição pequena junto com seus suplementos nutricionais.
NFT: Não deixe de fazer de 5 a 6 refeições diárias.
REGRA 7 – Não assuma que um alimento seja de baixo carboidrato. Leia os rótulos. Se não tiver rótulo, utilize uma tabela de carboidratos.
REGRA 8 – Você pode comer fora de casa normalmente, mas fique alerta com molhos utilizados na carne e nas saladas, pois podem conter amido, farinha ou açúcar. Na dúvida, pergunte ao garçom.
REGRA 9 – Use sucralose ou sacarina como adoçante. Mas conte um grama de carboidratos por envelope. NOTA DO HAMILTON: o adoçante preferido do Dr. Atkins . (A dieta revolucionária do Dr. Atkins, edição de 1972) era a combinação de ciclamato com sacarina (assugrin, zero cal transparente, etc...), líquido, por não conter carboidratos – mas nos Estados Unidos esse adoçante é proibido. Para os brasileiros é muito mais fácil utilizar esse adoçante e não ter que contar carboidratos.
NFT: Só se deve contar carboidratos para adoçantes em pó. Os líquidos são isentos de carboidrato.
REGRA 10 – Evite café, chá e qualquer refrigerante que contenha cafeína. Excesso de cafeína pode fazer com que você fique com vontade de doces, pois diminui o nível de açúcar no sangue. Porém em algumas pessoas não causa esse efeito. Teste para saber.
REGRA 11 – Beba pelo menos dois litros de água por dia para hidratar seu corpo, evitar a prisão de ventre e eliminar os subprodutos da queima de gordura.
REGRA 12 – Se você tiver prisão de ventre, tome uma colher de sopa de Psyllium Husks com um copo ou mais de água uma vez por dia. Ou coma uma colher de sementes de linhaça moídas sobre a salada ou vegetais. NOTA DO HAMILTON: Psyllium Husks no Brasil pode ser encontrado como Metamucil sem açúcar.
NFT: Além de ser muito mais barato o consumo de 2 colheres de sopa de farelo de trigo é suficiente para resolver qualquer problema de prisão de ventre.
REGRA 13 – No mínimo, tome uma cápsula de um bom multi-vitamínico com minerais e que inclua potássio, magnésio e cálcio, mas que não tenha ferro em sua composição. NOTA DO HAMILTON: a maioria dos seguidores desta dieta no Brasil utiliza o Centrum. 3 comprimidos diários é a dose ideal.
NFT: Não é necessário o uso do Centrum. Há outras boas opções como o CENTURY (sem açúcar) além de vários outros multivitamínicos.
CUIDADOS ADICIONAIS
Fique longe de produtos diet, a menos que digam especificamente “sem carboidratos”. A maioria desses produtos são próprios para dietas restritas em gorduras e não servem para dietas de baixo carboidrato.
• A informação “teores reduzidos de açúcar”, “sugar-free” ou “sem açúcar” não é suficiente. Olhe sempre a tabela nutricional e verifique a quantidade de carboidratos no produto.
• Novamente, cuidado com saladas fora de casa. Os molhos normalmente levam açúcar em sua composição.
• Muitos produtos que normalmente nem seriam considerados comida, como goma de mascar, pastilhas refrescantes, xaropes para a tosse, pastilhas para a tosse, por exemplo, tem muito
amido.

Fonte: Grupo Dieta Saudável Facebook.

7 comentários:

Unknown disse...

Oi,gostaria de esclarecer uma dúvida sobre complexo nutricional...este post fala em um que não contenha ferro em sua composição, mas pesquisando preços e composição pude ver que os dois indicados pelo Hamilton contém ferro... será que vcs tem outros pra indicar? por favor? Grata...

Andréia Roxo disse...

Os dois multivitamínicos que você recomenda (Centrum e Century) possuem Ferro em sua composição. Afinal, pode ou não pode?

Dann Carreiro disse...

Eu participo de um grupo no face e lá é recomendado.

Dann Carreiro disse...

Em um grupo que participo no face chamado Atkins flex é recomendado.

Dann Carreiro disse...

Eu participo de um grupo no face e lá é recomendado.

Unknown disse...

agora fiquei em duvida pois meu polivitaminico tem ferro 10 mg...e sou anemica a ponto de ja ter tomando injeção de noripurum para suprir carencia ferrica...posso continuar a usa-lo???? Adorei seu blog...

Unknown disse...

agora fiquei confusa...pois o multivitaminico que estou usando tem 10 mg de ferro em sua composição...tenho anemia a ponto de ter sido tratada com injeçoes de noripurum...e agora tem algum problema????? Adorei o seu blog, esta de parabéns...

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Atkiniana, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena