sábado, 6 de outubro de 2012

Biomassa de Banana Verde - Thereza 2012



Biomassa de Banana Verde

Eu utilizo a Biomassa de Banana Verde para:

1) uso no lugar do amido, para espessar meus cremes de entrada para o meu almoço ou jantar
2) uso no lugar da batata normal, carne com batata por exemplo 
3) para fazer mousse de gelatina e creme de baunilha
4) para preparar flan
5) para substituir 50% da manteiga nas minhas receitas de biscoitos, assim eu vario no sabor, deixo os meus biscoitos mais nutritivos e posso comer 4 unidades por dia
6) render a receita de trufa de chocolate
7) geléia, dar a consistência melhor nas minhas receitas de geléias
8) ingrediente fundamental nos meus cupcakes, somente assim eles ficam muito parecidos na consistência e sabor de um bolo normal
9) shake de PIS
10) nos meus paes, ficam mais crocantes qdo tostados

Biomassa ajuda a matar a fome e a nao ter o desespero por doces e massas principalmente para os principiantes.

Dá um pouco de trabalho por isso eu me programo para fazer minha biomassa uma vez por mês.

Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:
- 01kg de banana verde
- água para cozinhar essa banana
- mais água fervendo para liquidificar a banana verde

Modo de fazer:
1) Lave bem as bananas e corte as extremidades. Vai sair um líquido da cor de leite e isso qdo seca é super pegajoso, remova utilizando algodao com um pouco de óleo de cozinha.

2) Leve as bananas para cozinharem com casca. Use uma panela de pressao, qdo começar o chiado conte 10 min e desligue o fogo. A panela vai ficar com um grude por causa do líquido branco que a banana verde solta, nao se preocupe, basta preparar um cozido de carne nessa panela logo em seguida que ela auto se limpa.

3) Para nao queimar as maos eu espero as bananas esfriarem um pouco

4) Qdo já dá para tocá-las sem queimar as maos eu uso o liquidificador e preparo a biomassa, dispenso a água onde cozinhei a banana porque nao gosto da cor escura que ela toma e utilizo agora a outra água fervendo para que minha biomassa seja o mais clara possível uma vez que eu nao vou dispensar as cascas.

5) Cada vez que vou liquidificar eu coloco algo como uma, uma e meia banana para cada 3 conchas de água. Nao deve passar entre o meio e 3/4 do liquidificador, senao vai queimar o aparelho. E a consistência de biomassa é cremosa mesmo, algo como creme de leite, sem soro bem frio, espesso. Ou pasta de dente.

6) Coloco em embalagens que eu reutilizo. Pode ser garrafa pet cortada ao meio. Caixa tetra pak. Tento dividir em porçoes de 200g, 300g para ficar mais fácil na hora de descongelar e utilizar a biomassa.

7) Espere esfriar e leve ao congelador, dura meses. O que vc nao congelar, dura algo como uns 5 dias na geladeira.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá Thereza, vc falou do uso da biomassa em seus cupcakes... vc tem alguma receita de cupcake com biomassa??? agradeço se indicar uma delas, obrigada, adriana

Tecnologia do Blogger.

© 2011 Atkiniana, AllRightsReserved.

Designed by ScreenWritersArena